Comentário do filme Homem de volta ao lar escrito por David Lotffi

HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR já estreou faz tempo, mas tem muita gente que não viu ainda. 
Nós já vimos, e é pra você essa crítica SEM SPOILER!









* FICHA TÉCNICA *
TÍTULO: Homem-Aranha: De Volta ao Lar/ Spider-Man: Homecoming
ANO: 2017
DATA DE LANÇAMENTO: 6 de Julho (Brasil)
ELENCO: Tom Holland, Michael Keaton, Rober Downey Jr., Marisa Tomei, Jon Favreau.
DIREÇÃO: Jon Watts
PRODUÇÃO: Marvel Studios
DISTRIBUIÇÃO: Sony Pictures
CLASSIFICAÇÃO: 12 Anos
DURAÇÃO: 2 Horas e 13 Minutos
SINOPSE: Depois de atuar ao lado dos Vingadores, chegou a hora do pequeno Peter Parker (Tom Holland) voltar para casa e para a sua vida, já não mais tão normal. Lutando diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ele pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre (Michael Keaton) surge amedrontando a cidade. O problema é que a tarefa não será tão fácil como ele imaginava.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diferente dos outros Aranhas do cinema, esse trouxe para o público uma perspectiva diferente do mesmo. Podemos acompanhar passo a passo o seu desenvolvimento como herói em um nível mais íntimo e psicológico. A inexperiência e imaturidade de um jovem que era apenas ‘’mais um’’ e de repente ganhou habilidades surpreendentes é o foco do filme. Tudo é novo para Peter Parker e nos maravilhamos juntos com ele com cada novidade.
Em um segundo segmento, vemos a busca de Peter pela à aprovação de Tony Stark. Após lutar ao lado do sentinela de ferro contra o Capitão América em ‘’Guerra Civil’’ e ser decisivo, Peter achou que havia carimbado seu passaporte para se unir aos Vingadores. Não exatamente...


HOMEM DE FERRO:

Resultado de imagem para homem de ferro de volta ao lar

Falando em Tony Stark, o personagem não rouba o protagonismo do Aranha como muitos pensaram e suas aparições dão a dose perfeita e equilibrada para o desenvolvimento do mesmo e do filme. 
É uma relação meio que Pai/Filho ou Irmão mais velho/mais novo. Mais do que ser aceito por Tony, Peter, no seu interior, quer alguém para guia-lo após sua terrível perda (Tio Ben). Isso não fica tão claro no filme, mas é possível ler nas entrelinhas.
O filme também tem suas boas quantidades de referências ‘’capitanescas’’. Não só do universo Marvel em geral, mas do universo do aracnídeo em si: personagens que virarão em um futuro próximo grandes antagonistas do herói dão as caras de forma simples e discreta, cenas clássicas e épicas dos quadrinhos são belissimamente retratadas, proporcionando aquele fan service delicioso. Para os grandes fãs do teioso, é um prato cheio!
Outra coisa bacana que não víamos há tempos na Marvel, era um herói enfrentar o dilema da identidade secreta. Em um mundo onde os grandes vingadores vivem e trabalham sendo o que são e expondo ao mundo isso, Peter não pode se dar o mesmo luxo: casa, sua tia, escola, amigos, etc. Tudo isso é algo que o jovem tem que aprender a conciliar com sua nova vida como combatente do crime e essa luta por encontrar um meio termo entre Peter Parker e o Homem-Aranha é o ponto alto da obra, como sempre foi não só nos outros filmes, mas também em suas animações e quadrinhos.



ABUTRE:

Resultado de imagem para abutre de volta ao lar

Michael Keaton dá um show em tela impressionante como o vilão Abutre. Eu me arrisco a dizer que é o melhor antagonista já apresentado durante esses 10 anos de Marvel nos cinemas. Ele realmente consegue ser assustador e um obstáculo quase que instransponível para o nosso herói aracnídeo. Não só ele, mas seus capangas também.
Ambos, Tom e Keaton, protagonizam uma das melhores cenas do filme e nem vestidos como seus alter-ego eles estão, o que torna a cena mais incrível ainda e prova como qualquer ângulo da história do Homem-Aranha é maravilhosamente interessante e instigante.


TIA MAY:

Resultado de imagem para tia may de voltar ao lar

Ah, o que falar de Marisa Tomei interpretando a doce tia de Peter? Ela não chega a ser aquela ‘’milf’’ como todos pensavam que seria. Ela consegue transmitir a imagem de uma mulher de mais de meia idade, que tem um sobrinho para criar e com o qual ela se preocupa e ama muito. Não fica forçado e nem incongruente. Outra coisa é que May e Peter, protagonizam uma cena inédita ainda no cinema para o herói e isso vai abalar e decidir o rumo que os próximos filmes do amigão da vizinhança tomarão.

Resultado de imagem para homem aranha de volta ao lar


No mais, o filme não chega a ser um épico. Tem uma abordagem inovadora muito interessante, uma vibe agradável, lutas modestas mas angustiantes e um final recompensador. O que importa é que o maior herói da Casa das Ideias voltou ao lar e veio para ficar. Em uma época decisiva para a Marvel com a aproximação do clímax em Guerra Infinita, podemos ficar tranquilos que o futuro além Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, etc, está em muito boas mãos!
NOTA: 9,0

IMDB:  8,0/10,0

Comentários