Fatos históricos - Super Nintendo

Hoje em fatos históricos iremos falar sobre um dos consoles que sempre vão estar em nossos corações, pois ele fez parte de uma geração que jamais será esquecida, pelo simples de deixar uma enorme alegria para quem possuía este console.
Estou falando do Super Nintendo, que para mim sempre será um console especial, pois tenho boas recordações é eu creio que vocês também possui recordações aqui.
Espero que você gostem dessa máteria.
Uma boa leitura.



Fontes:
Wikipédia, Rocktech, Proplayers e Tecmundo


Introdução;

Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como o Super NES, SNES ou Super Nintendo) é um console de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Australásia (Oceania) e América do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado de Super Famicom (スーパーファミコン Sūpā Famikon?, oficialmente, adotando o nome abreviado do seu antecessor, o Family Computer), ou SFC para breve. Na Coréia do Sul, é conhecida como a Super Comboy (슈퍼 컴보이) e foi distribuído pela Hyundai Electronics. Embora cada versão é essencialmente o mesmo, várias formas de bloqueio regional impedem as diferentes versões sejam compatíveis entre si.

 

O Super Nintendo Entertainment System é o segundo home console da Nintendo, o Nintendo Entertainment System (NES) foi o primeiro. O console apresentou gráficos avançados e recursos de som em comparação com outros consoles na época. Além disso, o desenvolvimento de uma variedade de chips de aprimoramento (que foram integrados em placas de circuito jogos) ajudou a mantê-lo competitivo no mercado. Enquanto brutos gráficos tridimensionais raramente tinham sido vistos antes em consoles domésticos, utilizando o chip Super FX começando com Star Fox em 1993, o SNES foi capaz de rodar jogos com o mais suave e mais detalhados gráficos tridimensionais, que era anteriormente possível. Isso despertou interesse mais difundido em gráficos de polígono na indústria, ajudando a inaugurar em gráficos 3D, como pode ser visto na quinta geração de consoles de videogame.4
O SNES foi um sucesso mundial, tornando-se o console mais vendido da época apesar de seu início relativamente tardio e a competição feroz que enfrentou na Europa e América do norte. O SNES permaneceu popular até a era de 32 bits e continua a ser popular entre os fãs, colecionadores, retro gamers e entusiastas de emulação, alguns dos quais ainda estão fazendo imagens ROM homebrew. O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. O SNES foi oficialmente descontinuado em 1999 nos Estados Unidos, e em Setembro de 2003, no Japão.



Começo;

Tudo começou quando a NEC decidiu competir com o famoso NES. Sendo assim, lançou o videogame TurboGrafx-16 em Outubro de 1987. Já a SEGA, lançou o videogame Mega Drive em 1988.
Como os dois videogames tinham processadores de 16-bits, mais avançados que o famoso NES, a Nintendo decidiu unir as forças para lançar um videogame com novo sistema, sendo assim o sucessor do Nintendo (Famicom no Japão) batizado com o nome de Super Nintendo (Super Famicom no Japão).
Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em Novembro de 1991 e depois em 1992 na Europa.
A versão européia do console (lançado em 1992) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão e Estados Unidos é NTSC.

 

No Brasil, chegou oficialmente apenas em 30 de agosto de 1993, fabricado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e a Estrela), representante oficial da Nintendo no país na época. Já em versão transcodificada para PAL-M.1 Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2003.
A Nintendo garantiu seu sucesso no Japão especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei, Midway e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest. Nos Estados Unidos, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Street Fighter 2, Super Metroid, Mortal Kombat, e os jogos das séries Final Fantasy, Dragon Quest e Donkey Kong Country, consolidando-se, assim, como o maior nome da era 16-bits.
O Super NES e Super Famicom foram lançados com apenas alguns jogos, mas esses jogos foram bem recebidos no mercado. No Japão, apenas dois jogos. Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo. Na América do Norte, Super Mario World e outros títulos iniciais incluindo F-Zero, Pilotwings (ambos demonstraram a capacidade de renderização pseudo-3D do console "Mode 7", sendo o ultimo com auxilio de um chip co-processador de nome DSP-1, o mesmo usado em Super Mario Kart), SimCity e Gradius III.5


Vejam algumas curiosidades:

- Muito antes dos humanos pensarem jogar na Xbox Live ou PS Network, já existia uma plataforma para jogos online para o Super NES. O nome do aparelho que tornava isso possível era “X Band,” um dispositivo de modem de telefone (não oficial) que permitia que pessoas jogassem através de uma conexão dial. Pagando uma taxa de acesso mensal, era possível se conectar e jogar com pessoas aleatórias do mundo inteiro jogos como NBA Jam e Street Fighter II. Conexão Dial-up? OUCH!

- Aqui no Brasil o console recebeu o mesmo nome do modelo americano: Super Nintendo Entertainment System. No japão o console era conhecido como Super Famicon, na Coréia do Sul ele tinha outro nome, se chamava Super Comboy e era distribuído pela Hyundai. Apesar de serem idênticos por dentro, eles possuíam travas diferentes que impediam que o jogo de um pudesse ser jogado no outro.

- Enquanto o bigodudo do Mario pulava em cima de tartarugas e dinossauros, o Capitão Novolin estabelecia uma batalha contra o diabetes. Este estranho jogo educativo continha questões em forma de trívia sobre diabetes, níveis digitais de injeção de insulina e um monte de inimigos em forma de comida estragada ou inadequada para quem tinha a doença.

- Por muito tempo, Mario e Bowser eram inimigos, sempre lutando para capturar ou resgatar a princesa. Tudo mudou com o lançamento do Super Mario RPG para o SNES. No jogo, Bowser e Mario se uniram para combater um sujeito conhecido como Smithy.


Emulação :

Projetos para emular o Super Nintendo começaram com o lançamento do VSMC em 1994 e Super Pasofami se tornou o primeiro emulador de SNES funcional em 1996. Durante esse tempo, também surgiu uma nova iniciativa chamada Snes9x. Em 1997, começaram os trabalhos para o emulador chamado ZSNES. Estes dois continuam sendo os principais emuladores de SNES, mesmo que desenvolvimento continue em outros também.
Nintendo of America alega que o uso de ROMS e emuladores para o SNES é pirataria.
Emulação do SNES está agora disponível em aparelhos portateis, como celulares Android, Iphone e Ipad da Apple, PSP da Sony, Nintendo DS e Game Boy Advance da Nintendo. Com a introdução do Virtual Console para o Wii, pode-se dizer que foi o início da emulação oficializada, mesmo que exista um emulador de SNES para o próprio Wii, o SNES9x GX.

Era 32 - Bit:
Enquanto outras empresas estavam se movendo para sistemas de 32 bits, Rare e Nintendo provaram que o Super NES ainda era um forte concorrente no mercado. Em 1994 foi o ano do auge do Super Nintendo, pois foi o ano com maior número de jogos lançado para o console e em novembro de 1994, a RARE com autorização da Nintendo lançou o revolucionário Donkey Kong Country, um jogo de plataforma com 3D modelos e texturas pré-renderizados em estações de trabalho SGI. Com seus gráficos detalhados, animação fluida e música de alta qualidade. Donkey Kong Country rivalizava com a qualidade estética dos jogos que estavam sendo liberados em consoles mais recentes baseadas em CD de 32 bits. Nos últimos 45 dias de 1994, o jogo vendeu 6,1 milhões de unidades (9 milhões até hoje), tornando o videogame mais vendido na história para essa data. Este jogo enviou uma mensagem que os primeiros sistemas de 32 bits tinham pouco a oferecer para o Super NES e ajudaram a dar uma sobrevida de mais 2 anos ao console e a abrir caminho para os consoles mais avançados no horizonte.



Versões:

 Todas as versões do Super NES são predominantemente cinzas, embora o formato possa diferir. A versão original norte-americana possui dois interruptores roxos e um cavidade pressionável cinza-médio para ejetar cartuchos. As versões européia e japonesa são mais arredondadas, com botões e teclas rosa-choque. O norte-americano SNES 2 e o japonês Super Famicom Jr. são, ambos, menores e com contorno arredondado. Entretanto, os botões do SNES 2 são roxos enquanto os do Super Famicom Jr. são cinza-escuro.

 

Todas as versões possuem o encaixe para cartucho na parte superior, embora o formato deles sejam diferentes para se adequar as formas dos cartuchos distribuídos nos respectivos países. O conector possui 62 contatos, entretanto muitos cartuchos utilizam apenas os 46 centrais. Todas as versões incorporam também duas conexões de sete pinos para controles na parte frontal, uma conexão para fonte de alimentação e uma conexão com a TV.
A conexão com a TV se dá através do conector Multi-AV ou do conector RF. O segundo modelo lançado possui ou conexão Multi-AV(consoles produzidos no Estados Unidos) ou conexão RF(consoles nacionais), em constraste com o primeiro que possuía as duas simultaneamente.
A conexão Multi-AV é a mesma usada no Nintendo 64 e no GameCube e pode transmitir sinais vídeo composto, RGB(via adaptador SCART) e S-Video no primeiro modelo. No segundo modelo, os aparelhos com saída Multi-AV só podiam transmitir vídeo composto, pois os outros sinais eram fisicamente desconectados do processador de vídeo, até hoje ninguém sabe o porque extamente desta modificação, já que os dois modelos eram capazes de produzir os mesmo sinais, expecula-se que seja resultado de um corte de custos de fabricação.

 

Mais curiosidades:

- Na década de 90 a Nintendo criou alguns campeonatos chamados Nintendo World Championships para que gamers pudessem disputar e provar qual era o melhor. As regras eram simples, o concurso era baseado em pontos, aquele que marcasse mais pontos em apenas 6 minutos jogando em cada um dos games escolhidos estaria no ranking. Pra jogar era necessário usar um cartucho especial, estes cartuchos ficavam em lojas de games espalhadas em diversas cidades dos EUA. O primeiro concurso foi lançado em 1990, e o segundo, também conhecido como Nintendo Powerfest, foi lançado pela Nintendo em 1994. Mike Larossi foi considerado o “campeão mundial”. O problema é que apesar do concurso ser chamado “World Championship,” apenas cidades dos EUA entraram para a disputa. Fuéin fuéin fuéin pra nós que não somos do mundo. 

-Super Mario World foi sem dúvida o game mais vendido para o SNEs, porque ele vinha junto com o console. Os outros games mais vendidos, atingindo cerca de 9 milhões de cópias, foram: Donkey Kong Country (9 milhões de cópias), Super Mario Kart (8 milhões de cópias) e Street Fighter II (6,3 milhões de cópias). Muitos destes jogos ainda são jogados hoje em dia através de emuladores e através do Virtual Console do Wii. 

-Se você for até seu guarda-roupa e pegar o seu Super Nintendo que guarda há muito tempo, verá que a cor dele estará ligeiramente diferente da cor que você se lembra de quando o comprou ou ganhou. Uma química presente no plástico do console o protegia contra fogo, o problema é que isto fazia com que sua cor começasse a mudar para um amarelo pálido conforme o tempo passava. O processo era ainda mais rápido quando o aparelho era exposto à luz do sol. Se não gostar da nova cor, pela internet é possível encontrar métodos caseiros que ensinam o que deve ser feito para recuperar a cor do aparelho. Não vai ficar como o novo, mas vai melhorar bastante.

- Quando chegou a hora de desenvolver a versão do Super Nintendo para o ocidente, a Nintendo decidiu que um novo projeto do aparelho precisava ser criado. Eles procuraram o designer industrial Lance Barr para conseguir algumas ideias de conceito. Alguns dos aparelhos desenhados por Barr tinham “manivelas” com métodos selvagens de liberação dos cartuchos. Algumas partes de seus projetos foram aproveitadas, como o próprio botão “eject” que conhecemos, mas o design aprovado foi o quadradão mesmo, mais próximo da versão do oriente.

Vejam agora uma pequena lista do por quê, este console ser um dos mais queridos por todo mundo.

Uma lista incomparável de título, tanto em quantidade quanto em qualidade;
A maior lista de RPGs da história;

O sistema operacional reproduzia com muita exatidão o que era jogado nos fliperamas;
O hardware do console é extremamente resistente e durável;

Na sua época de glória, o SNES teve gráficos e capacidade de processamento de vanguarda, em relação à sua própria CPU;

O sistema de áudio é quase independente do resto das funcionalidades, permitindo trilhas sonoras memoráveis (até hoje);

Os games que precisavam de mais poder de processamento gráfico, simplesmente recebiam um chip interno. (como o chip Super FX em Star Fox).

Vejam a lista dos melhores jogos do Super Nitendo

Super Mario World, 1992 (Nintendo)

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 Super Mario World é um daqueles games que jogamos até hoje… Joguei um milhão de vezes no Snes, anos depois no PC (com o uso dos emuladores), depois no emulador de Snes para PS2 e hoje em dia jogo no iPad e no meu celular com Android. Temos aqui um jogo com replay infinito, pois ele é tão bem feito, tão divertido que nunca enjoa e nem enjoará.
É incrível o que conseguiam fazer com os games naquela época… Super Mario World teve a missão de trazer o Snes para o mundo e convencê-lo de que o console, mesmo que mais fraco que a concorrência, tinha o que ninguém mais teria: os excelentes jogos da Nintendo. E deu certo. Através o Snes ganhou aquela geração e um ajudou o outro: como Mario World vinha junto do console, “vendeu” 20 milhões de cópias, sendo o jogo mais vendido do Super Nintendo.

 International Super Star Soccer Deluxe, 1995 (Konami)

 ISS foi o começo do que viria a se Winning Eleven/Pro Evolution Soccer
 
Talvez muitos brasileiros nunca tenham tido o ISS Deluxe em seus SNES, ao menos não com esse nome. Um dos jogos mais pirateados da história, recebeu modificações com nomes de Ronaldinho Soccer 98, Copa do Mundo FIFA 98 e mais diversas versões com o nome de Braileirão, isso contando só o Brasil. O game de futebol da Konami foi o precursor de Winning Eleven/Pro Evolution Soccer, que por anos dominaram a geração do PS1 e PS2 na luta contra FIFA. O game para Snes tinha gráficos feios, mas superiores à todos os outros games de futebol na época. Tinha algumas falas de narração (engraçadíssimas) muitos times e opções de jogo. O destaque mesmo do g ame era o mesmo da maioria dos jogos de Super Nintendo:a diversão.
 Donkey Kong Country 2, 1995 (Rare)

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 Donkey Kong 2 é o melhor dos 3 games da franquia para SNES. Ele melhorou a jogabilidade do primeiro, os gráficos, os sons, e ainda conseguiu elevar a diversão vista no primeiro DK para SNES. Ele é um dos melhores games de Snes de forma disparada. A trilha sonora realmente é um destaque, sendo considerada uma das mais lindas de toda a biblioteca do Snes. Se você não o conhece e busca pelos melhores games do SNES, não deixe de jogá-lo. Mas jogue todos os Donkeys Kongs, os anteriores e posteriores. Você fará um bem para sua cultura sobre games.


Sunset Riders, 1993 (Konami)

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 Se hoje Red Dead Redemption truxe para os consoles a realidade do faroeste norte americano, Sunset Riders trouxe há mais de 20 anos a diversão.Sucessão nos arcades da época, a versão de Snes lançada em 91 nada devia em qualidade e opções. Eram 4 personagens selecionáveis, mas que não podiam ser usados ao mesmo tempo.Os gráficos eram bastante coloridos e detalhados, ótimos para a época. A jogabilidades, sons e principalmente, a diversão faze deste um dos melhores games do Snes de todos os tempos.

 Super Mario Kart, 1992 (Nintendo)

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Uma das fitas do Snes que lembro como se fosse ontem quando comprei. Eu joguei tanto Mario Kart, mas tanto, que creio que em menos de um ano o cartucho já não era mais lido pelo meu console. Não tive dúvidas, comprei outro, e alguns anos depois tive minha terceira fita. O jogo enjoa? Experimente a opção multiplayer que você morderá sua língua. A Nintendo investiu aqui em algo nunca antes tentando, um game de corrida de karts com seus personagens. Quem acharia que daria tão certo? Pois deu, tanto que a franquia ajuda a carregar a marca até hoje no 3DS. Extremamente divertido, original e competente, tem para nós, ao lado da versão para Wii, o melhor design de pistas de toda a série. Com o uso de um chip especial em seu cartucho, permitia que os gráficos tivessem efeitos tridimensionais ( a pista podia ser vista à frente, bem diferente do que se via na série Top Gear e nos outros games de corrida). Mais um jogo que jogo até hoje e a diversão nunca muda.

 Chrono Trigger, 1995 (Square)

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 Mesmo lançado quase no final da vida do Snes, é de longe o melhor rpg do console, de sua geração e um dos melhores da história.Com uma história surpreendente que prende até quem não gosta de RPGs, contou ainda com a arte inconfundível de Akira Toryama (sim, o criador de Dragon Ball) e com a Squaresoft como produtor. Voltou mais tarde no PS1 com custscenes incríveis e até hoje vem sendo relançado para smartphones e outros sistemas portáteis (além da loja virtual na Nintendo para Wii e Wii U).

 Street Fighter Alpha 2, 1996 (Capcom)

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 Outro game que fez uso de chips especiais nos cartuchos foi Street Fighter Alpha 2 (No Japão é Zero 2). Aqui o uso do chip dava mais de 32 Megas de capacidade ao game, o que garantia que a maioria dos efeitos e personagens da excelente versão de arcade estivessem no Snes. A Capcom fez o jogo para os consoles à frente do Super Nintendo na época, como o 3DO e Sega Saturn, mas usou da possibilidade de port para Snes para aproveitar a base gigante de consoles. E foi um sucesso. Os gráficos eram simplificados, a resolução era menor que o comum. Até mesmo antes das lutas podíamos ver um mini loading o game tem antes de começar a luta. As limitações estragaram o game? De jeito nenhum. Apenas pelo fato de poder ver os fantásticos golpes especiais e todos os novos e interessantes personagens da série no SNES, valiam cada centavo e cada limitação.

 The Legend of Zelda: A Link to the Past (Nintendo)

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 O que falar de Zelda para Snes…que é um dos melhores jogos de todos os tempos? Que foi um dos mais vendidos para Super Nintendo?Que trouxe um sistema de batalha extremamente inovador? Sim, por tudo isso e muito mais. Zelda apresentou o rpg-action ao mundo no NES e o levou ao máximo em Link to the Past. Controlando Link, você deve salvar Zeldadas garras de Agahnim e impedir que Ganon seja libertado de sua Dark World. Com belos gráficos e lindas músicas, a atmosfera do jogo é sensacional. Zelda marcou aquela geração e só foi superado por Ocarina of Time e Majora´s Mask, suas continuações em 3D para o Nintendo 64, mas aqueles ficam para nossa futura lista de melhores de todos os tempos.

 Donkey Kong Country, 1994 (Rare)

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 Donkey Kong surgiu em um momento ímpar da história dos videogames. Enquanto as produtoras de games já focavam a nova geração que chegava, buscando melhorar os gráficos e principalmente poder criar games em 3D poligonais, então que a Rare surgiu e apresentou Donkey Kong Country ao mundo.  Além de criar o que seria segundo jogo mais vendido do snes, com 8 milhões de cópias vendidas, mostrou o que o trabalho de uma produtora foi capaz de fazer no hardware do console de 16 bits.Utilizando técnicas gráficas SGI (estação de trabalho da Silicon Graphics), Donkey Kong combinava cenários pré-renderizados (feitos em 3D de altíssima qualidade nos PCs da época e depois portados como plano de fundo  dos cenários), sendo que o Snes apenas processava os personagens na tela, garantindo variada na movimentação e muito realismo. A combinação de cenários lindos, personagens ótimos e carismáticos, trilha sonora de primeira, garantiu o posto de um dos melhores jogos do Super Nintendo, tranquilamente, sendo ainda superado por Donkey Kong Country 2 no ano seguinte de seu lançamento.

 Super Mario RPG, 1996 (Square)

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 A Nintendo aproveitou para realizar no Super Nintendo diversos de seus sonhos. Um deles era ver um RPG de Mario e Cia. Para tanto, assumiu que precisava de alguém que entendesse do assunto para fazer algo realmente bom. Procurou quem? A dona de Final Fantasy, Chrono Triger e Secret of Mana, ou seja, a Square. O resultado meus amigos? Um dos melhores do SNES e de todos os tempos. Com uma  história é bem simples,para não assustar os fãs de Mario que não gostavam de rpg, atraiu iniciantes e agradou veteranos, com gráficos lindos e coloridos, som excelente e jogabilidade descomplicada. Apesar de curto, é um jogo obrigatório todos que gostam da Nintendo, ou da Square, ou do Mario e ou de Rpgs ou de todos estes elementos combinados. Imperdível e hoje em dia roda perfeitamente nos emuladores.

 Super Metroid, 1994 (Nintendo)

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 Toda atenção para este game. Até hoje fico surpreso em não encontrar por aí muitos que o tenham jogado na época. Ele é simplesmente o game que foi escolhido pela revista EGM nos EUA como o melhor de todos os tempos em 2002. Exatamente. Ele ganhou o título de melhor de todos os tempos, e é cotado por diversas publicações, como a própria IGN, entre os 5 ou no máximos 10 melhores. O que ele tem? Equilíbrio de tudo que é bom: gráficos além de seu tempo, trilha sonora envolvente e extremamente original e bem feita, jogabilidade calibradíssima, fator replay excelente, personagens marcantes… aiai. Ele na verdade é o terceiro game da série Metroid, sendo os dois primeiros de NES. Conta a história da heroína Samus, que vai até um planeta para recuperar um Metroid que foi roubado por caçadores de recompensa. Imperdível. Se nunca jogou o faça e indique para todo mundo que você gosta.

 Super Mario World 2: Yoshi Island, 1995 (Nintendo)

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 Um dos últimos grandes lançamentos para Super Nintendo (o Nintendo 64 já estava nas lojas quando ele chegou), talvez tenha passado despercebido entre grandes lançamentos e a febre por novidades. Quem o deixou de lado perdeu um dos melhores games de plataforma da história. SMW 2 demorou um pouco para sair porque aguardava o desenvolvimento do chamado Super FX 2, que não ia apenas dar efeitos tridimensionais leves para o game, mas principalmente potencializar todos os seus gráficos. Os gráficos ficaram muitos ricos em detalhes e efeitos novos e avançados foram possíveis. Aqui apesar do nome o astro não é Mario, e sim seu mascote Yoshi. Yoshi para a proteger Mario, que aqui é um bebê, das garras dos Toadies, e ainda tem a missão de salvar Luigi. Com uma jogabilidade perfeita e o som sensacional, é um jogo que precisa ser jogado ainda hoje. Lindo e único, nunca mais deixa sua memória logo após entrar nela. É o efeito Super Nintendo em nossas vidas.

 

 Vejam mais algumas curiosidades :
- Acredite ou não, o Playstation que você joga hoje teve como antepassado um modelo que foi criado graças a um “incentivo” da Nintendo. A Nintendo queria lançar um “upgrade” para o Super Nintendo integrando a ele um aparelho capaz de ler CDs. Ela então buscou uma parceria com a Sony. Vários protótipos foram criados, incluindo um em que o Super Nintendo era encaixado nele e outro totalmente remodelado. Mas esta parceria chegou ao fim devido à Nintendo não ter aceitado as exigências da Sony, daí a Sony resolveu criar seu próprio modelo. No Kotaku é possível ver os designs posteriores do Playstation até chegar ao modelo final aprovado e comercializado no final de 1994 no Japão.
 
- Os desenvolvedores de jogos da Nintendo criaram Star Fox apenas como uma “game de testes” para uma atualização para o SNES posteriormente conhecida como chip Super FX. O jogo era conhecido previamente como Starglider, uma versão do NES que estava sendo usada nos testes do Super FX. Só que o tal do game experimental era tão bom que resolveram criar o resto da história e lançá-lo como jogo.

-O lançamento do game Donkey Kong Country fez um enorme sucesso para o SNES, tanto é que o game foi o único vendido separadamente que atingiu a marca de jogo mais vendido para SNES. O motivo? Era a primeira vez que jogadores puderam experimentar a experiência de jogar um game com cenários gráficos renderizados em 3D. Os gráficos são tão bons que muitos ainda jogam e se impressionam hoje em dia, afinal é um jogo de um console de 16-bits.

-O controle original do SNES já era muito bacana, mas não chegava nem perto do Super Advantage Controller da Asciiware. Com o estilão de um controle de arcade original, ele funcionava em qualquer jogo e era realmente incrível jogar com ele em jogos como Street Fighter II e Mortal Kombat. Não se compara com os controles que existem hoje em dia, mas pra época era um enorme avanço, era como jogar fliperama dentro de casa!

Até então os controles das plataformas famosas da época tinham, além d D-pad, select e start, apenas dois ou no máximo 3 botões de ação. O Super Nintendo introduziu 4 botões de ação (A, B, X, e Y) e de quebra mais dois botões na parte de cima, pois a Nintendo já planejava lançar Street Fighter para o console, então imaginava que os botões com certeza seriam usados. Mais tarde a Sega lançou um controle menor para o Mega Drive, com 6 botões em um layout especialmente desenvolvido para o Street Fighter, mas o controle apresentava incompatibilidade com alguns jogos.

 -Antes do Game Boy Color ser lançado, os jogadores do SNES podiam jogar jogos do Game Boy em cores graças a um acessório para o Super Nintendo conhecido Super Game Boy. Era muito legal jogar jogos do Game Boy como Super Mario Land, Tetris e outros em telas maiores, e o melhor, em cores!

Mais uma lista de bons jogos do Super Nintendo

 The Lion King
Rock N Roll Racing
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Final Fight
NBA Jam
Breath of Fire
Harvest Moon
Super Star Soccer
Blackthorne
Flashback: The Quest for Identity
Pilotwings
Super Metroid
Contra III: The Alien Wars
Ogre Battle: March of the Black Queen
Super Castlevania IV
Kirby Super Star
Secret of Mana
Toy Story
Super Mario World
The Legend of the Mystical Ninja
E.V.O.: Search for Eden
F-Zero
Star Fox
Super Star Wars
Pocky & Rocky
Illusion of Gaia
Earthworm Jim
The Lost Vikings
Shadowrun
Final Fantasy IV
Final Fantasy VI
Out of This World
The Magical Quest Starring Mickey Mouse
Gradius III
Demon’s Crest
EarthBound
Stunt Race FX
Lemmings
Soul Blazer
Lufia & the Fortress of Doom
Kirby’s Dream Course
Vegas Stakes
Super Ghouls n Ghosts
Secret of Evermore
On the Ball
Super Punch Out!!
Mickey Mania: The Timeless Adventures of Mickey Mouse
SimCity
R-Type III: The Third Lightning
Cool Spot
Killer Instinct
Aladdin
Mega Man X
Indiana Jones’ Greatest Adventures
Axelay
Super Street Fighter II: The New Challengers
Zombies Ate My Neighbors
Top Gear

Realmente o Super Nintendo sempre vai ficar em nossa memória, antes de encerrar vou postar meus jogos favoritos;

Futebol - Internacional Soccer
- Top Gear
- As tartarugas Ninjas
- Mario Kart
-  Zelda
- Bomberman

Tem mais alguns que eu gosto, mas não me lembro.
E isso pessoal, espero que tenham gostado dessa matéria que eu fiz sobre o Super Nitendo.

Faltou algum jogo nas duas listas?
Deixe o seu comentário e fale também o quanto esse console marcou em sua vida.
Até mais...

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