Resenha de Maus - A história de um sobrevivente por Jayre Morais



Autor: Art Spiegelman
Número de Páginas: 296 páginas
Editora: Quadrinhos na CIA


É um pouco difícil imaginar como era a vida de milhões de pessoas que sofreram durante a pior guerra já vista na história da humanidade. Lógico que existem períodos ainda mais turbulentos, entretanto esta parte cruel de nossa história sempre será lembrada por causa de uma utopia de um ditador psicopata.
Mas o que retrata MAUS? Assemelhando-se a qualquer outro documentário, série, filme ou quadrinho, essa história mostra os horrores do Holocausto, focado nos judeus que foram o centro do genocídio. Cada grupo de pessoas é mostrado com um animal diferente. Os ratos são os judeus, gatos são os nazistas, os porcos são os poloneses entre outros.
O interessante desta obra é que não apresenta um quadro de uma única batalha entre os nazistas e os aliados, pois o autor decide apenas chocar o leitor com as suas experiências. Visualmente falando não chega a ser tão chocante por conta dessa analogia com os animais, talvez para que nossa imaginação nos assuste dos horrores desta guerra.
A arte a meu ver, não chega a ser detalhista, mas que em certos momentos consegue transmitir sensações de tensão e medo do personagem principal, Vladek, que conseguiu sobreviver para contar sua história ao seu filho Artie que é o autor da obra. Além de apresentar as lembranças de seu pai, Artie também coloca a difícil relação com seu pai já que este sempre reclama de tudo que ele faz, sofrendo durante anos por causa da morte da mãe de Art, Anja.
Um fato curioso é que Maus ganhou o prêmio Pulitzer que é uma categoria especial, pois os comitê não sabia se classificava-a como uma obra de ficção ou de biografia. Eu indico para qualquer pessoa que deseja ler algo pé no chão e pronto para enfrentar o terror do que foi o Holocausto. Não temos ideia do que é o verdadeiro inferno. Fico realmente feliz por tê-lo adquirido para minha coleção e sem dúvida é uma das melhores leituras desse ano.
Nota para a publicação: 10,00


Comentários