Comentário de Jayre Morais sobre a Hq Gata - Garota volume 01

Obra independente brasileira.



Você gosta de gatos? Acha que parece mais com eles do que com os próprios humanos? Então esta hq independente, criada e ilustrada pela Fernanda Torquato é para você. Essa obra narra a vida de Gigi que é metade humana e metade gato, uma raça única no mundo que encanta todos por onde passam. As ações dela causa situações constrangedoras e às vezes perigosas.

No decorrer da leitura percebo que ela possui uma afinidade mais felina do que humana, pelas situações engraçadas que só pra quem tem gato como animal de estimação vai entender o contexto apresentado. Isso não quer dizer que quem não cria entenderá nada. Podem ler tranquilamente.


O acabamento gráfico da editora Nemo é muito bem trabalhado com capa cartonada e papel couché com cento e sessenta páginas. Alguns pontos a serem ressaltados: A questão do tamanho da publicação poderia ser minimizado, pois há páginas que contém apenas um quadro sendo desnecessário. O segundo ponto é a questão dos episódios nas quais, cada um representa determinada ação de Gigi no cotidiano só que, no meu ponto de vista não funciona muito bem. Dava para colocar um subtítulo com o nome “Cotidiano”. Por último as ilustrações em breves momentos não mostra com clareza o que querem passar como no caso uma página inteira mostrando três quadros, cada um mostrando o olho da Gigi abrindo.

Tirando esses ressalvo o encadernado é excelente para uma leitura despretensiosa e divertida, mostrando algo do cotidiano humano, mas acabamos nos esquecendo por ser algo tão comum. Esta obra foi uma ótima surpresa que não tinha expectativas e recomendo para todos. Isso mostra que o brasileiro pode sim criar boas histórias. Pare o que estiver e leia esta história. Tem gatos. Até a próxima.

Nota para a obra: 8,5

Comentários